Os primeiros 20 dias na van

A 20 dias atrás nós fomos oficialmente morar na nossa van! Nós ainda estamos no período de adaptação, mas ja posso dizer como foram os primeiros dias :)

Dormir
Na primeira noite eu não dormi nem um pouco bem. Nem na segunda. Na verdade eu não tive nenhuma boa noite de sono durante os primeiros 10 dias. Acordava o tempo todo e no dia seguinte estava com dor no corpo inteiro. Nós geralmente acordamos bem cedo, por volta de 5:30, 6 horas da manhã, mas nos primeiros dias nós estávamos nos sentindo tão exaustos que com esforço conseguíamos levantar por volta de 8 (porque à essa hora ja estava muito quente para ficar la dentro). Mas com o passar dos dias isso foi melhorando e essa semana ja posso dizer que estou dormindo super bem! Inclusive à dois dias atrás já consegui voltar a acordar às 5:30. YAY!

Adaptação ao espaço pequeno
Na primeira semana eu também estava um pouco estressada. Tudo me irritava: lavar a louça na pia pequena, não achar o que eu queria no armário socado de coisas, ter que tirar tudo do guarda-roupa pra pegar a roupa que eu queria…pequenas coisinhas somadas à minha falta de paciência me estressaram um pouco nos primeiros dias, mas me fizeram aprender que tudo na van ter que ser feito com tempo e calma. Sim, os armários são pequenos e isso faz parte da experiência. Não da pra fazer as coisas com pressa, temos que curtir o momento. Fazer o café da manhã não é mais pegar a comida na correria, comer de pé apressados e sair correndo pra trabalhar. Agora todo o processo leva mais ou menos 1 hora e estamos curtindo cada etapa dele!

Lavando a louça
Lavar a louça é uma coisa que não me incomoda mais depois que eu aprendi o jeito mais fácil de fazer. Aqui na Austrália eles costumam encher a pia de água com sabão, lavar toda a louça nessa água e depois enxaguar. Eu sempre julguei esse método e nunca gostei muito dessa ideia, mas vivendo na van eu percebi que essa seria a melhor maneira. A nossa torneira é de bombear, então não tem como ter a água correndo para poder lavar e enxaguar. Então eu encho a pia com água e sabão, lavo, e depois encho um copo com água limpa e uso essa água do copo para ir enxaguando. Esta funcionando bem e eu não estou mais me irritando com essa tarefa diária :)

Menos é mais
Logo na primeira semana também descobrimos que tínhamos várias coisas desnecessárias. Organizando nossos utensílios de cozinha percebemos que tínhamos 2 raladores, 2 colheres de macarrão, 2 tábuas de cortar…Na van menos é mais e todo espaço é preciosíssimo! E vem ca…pra que alguém precisa ter 2 raladores? Hahaha Fizemos a nossa primeira limpa e separamos várias coisas para doar. Na segunda semana já fizemos a segunda limpa, dessa vez com algumas roupas e outras coisas que não precisávamos mais. A sensação de doar algo que não estamos usando e ter mais espaço livre em casa é libertadora!

Organização
Ainda estamos com algumas coisas que não achamos um espaço para guardar, como meu yoga mat, o violão do David e uma cestinha com tranqueirinhas que estão sempre pra la e pra ca… Essas coisas geralmente estão em cima da nossa cama durante o dia e quando vamos dormir ou paramos em algum lugar e levantamos mo pop-top, as coisas vão para as prateleiras de cima. Também precisamos achar um espaço melhor para guardar coisas que usamos com frequência como a mesa e as cadeiras. Elas estão tão bem encaixadinhas atrás do banco que sempre pensamos duas vezes antes de pega-las. A preguiça de guardar de novo depois às vezes fala mais alto. Nós temos duas regras bem claras na van: van organizada é van feliz e van limpa é van feliz (a louca passa pano no chão todos os dias e nós só entramos na van sem calçados). Por isso as coisas precisam ter um lugar certo e de fácil acesso, porque não tem essa de pegar e depois só jogar em qualquer lugar e começar a acumular bagunça.

Decoração
Nós ainda estamos mudando algumas coisinhas na decoração. Na semana passada nós colamos um adesivo de ladrilho hidráulico em toda a parte de dentro da bancada da cozinha e do armário das coisas de banheiro. A gente queria fazer algo assim desde quando morávamos no apartamento no Brasil e agora finalmente fizemos! Ficou lindo demais :) Agora estamos esperando chegar do Aliexpress adesivos para colocar em todos os outros armários para tirar aquela cara de móveis velhos. Nós também tínhamos colocamos umas luzes coloridinhas de natal em toda a volta da van para ficar com uma iluminação mais aconchegante e ao mesmo tempo economizar a bateria do carro, mas acho que elas não são de uma marca muito boa porque mais da metade delas já estão queimadas :( então vamos comprar outras, mas dessa vez amarelas. Eu amo pisca-pisca de natal e acho que vou até preferir usar elas do que as luzes do próprio carro :)

Bateria
E falando em bateria, depois de uns 4 dias na van tivemos uma surpresa não muito agradável: nosso painel solar não esta dando conta de carregar as nossas baterias. Quando enche em 100%, ela aguenta por no máximo 3 ou 4 dias. Quando percebemos que isso estava acontecendo, começamos a desligar a nossa geladeira durante a noite para salvar um pouco de bateria, mas essa não é exatamente a melhor solução né? Hahaha então começamos a procurar uma tomada pública para carregar o carro. Aqui em Gold Coast tem muitas churrasqueiras públicas nos parques e muitas delas tem tomadas que poderíamos usar para carregar. O problema é que muitas delas estão desativadas! Então começou a nossa busca por achar a combinação de: churrasqueira com tomada funcionando + perto o suficiente do carro para o nosso cabo alcançar. A primeira que encontramos foi em Broadbeach e fomos lá algumas vezes para carregar. Só que Broad fica um pouco longe de onde estamos morando, então continuamos a nossa busca até achar uma em Southport, à apenas 7 minutos do Spit! Perfeito! Então agora estamos indo lá sempre que podemos pra carregar um pouquinho o carro e enquanto isso aproveitar a vista linda da ponte de Southport. Mas provavelmente quando começarmos a nossa viagem ano que vem vamos precisar de mais um ou dois painéis solares.

E como fazer para tomar banho?
Essa é a pergunta que mais ouvimos! Enquanto estamos morando aqui em Gold Coast nós estamos usando o banheiro do Surf Club. Por sermos sócios, podemos usar toda a a estrutura deles e os chuveiros tem água quente. Então todo dia saimos do trabalho e vamos para lá. Nós ja deixamos preparada a nossa “sacolinha do banho” com tudo o que vamos precisar e tomamos banho normalmente. Tem até tomadas para usar o secador de cabelo :) A única coisa que ainda esta me incomodando um pouco é usar a toalha de microfibra todos os dias. Por secar mais rápido ela é mais prática, mas ela não te abraça confortavelmente como a toalha normal. Por enquanto nós estamos pendurando nossas toalhas dentro da van pra secar, mas a toalha normal não secaria a tempo. Essa é uma coisa que ainda quero resolver, talvez pensar em uma maneira de montar um varal do lado de fora do carro.

Banheiro
Com relação à banheiro, em toda a Austrália tem muitos banheiros públicos e limpos. Lá onde estamos morando, no Spit, também tem um. Às vezes nós usamos o banheiro de lá, mas geralmente usamos mais o banheiro do shopping porque estamos trabalhando lá todos os dias. Existe também a tática de emergência do xixi na garrafa, que eu aprendi lendo o livro da família Zapp. Bom, acho que ela é auto explicativa né hahaha

Como lavar roupa
Para lavar roupa é muito simples, nós estamos usando a lavanderia self-service. Foi a primeira vez que usamos uma dessas e sinceramente, é mais glamuroso nos filmes hahaha a verdade é que a gente coloca a moedinha lá na máquina e fica esperando por pelo menos 1 hora até ficar tudo pronto. O bom é que ja tem máquina de secar também e a roupa ja sai prontinha :) Nós gastamos mais ou menos 8 dólares para lavar e secar. O que ainda não me conformo é o fato de um lugar desses não ter wifi para oferecer para os clientes!

Internet
Falando em wifi….ah, como faz falta! Nós estamos vivendo apenas com o 3G do celular, mas nosso plano pré-pago é terrível e nós temos apenas 40MB por $1 por dia :( O lado bom é que estamos um pouco mais desconectados, mas por outro lado não estou conseguindo postar meus vídeos no Youtube, nem postar tanto no Instagram, nem falar com a família no Skype e todas essas coisas. A vida de caçar wifi gratuito na Austrália é uma tristeza, quando falo que aqui não tem essa de wifi grátis em qualquer lugar a galera não acredita! Para o ano que vem vamos procurar algum tipo de plano mensal ou até ver se tem como por internet na própria van. Até lá, estamos vindo na biblioteca uma vez por semana hahaha

Acho que esse é um resumo de como estão sendo os primeiros dias. Tirando os pequenos perrengues nós estamos nos divertindo e curtindo a liberdade de poder escolher o nosso próprio quintal :)
assinatura3
26 anos, aquariana, instrutora de yoga e reikiana. Nasci em Curitiba, mas sou do mundo. Amo os animais, cristais e natureza. Gosto de pintar mandalas e criar artes com papéis. Sou super otimista e acredito que a felicidade é para todos!

Leia também:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *