A primeira vez que eu fiz 108 Saudações ao Sol

Sábado passado eu fui em uma aula especial de yoga em um studio aqui perto de casa. A aula era para celebrar o verão com a proposta de comemorar esse novo ciclo com 108 Suryas Namaskar. Eu amo a sequência da Saudação ao Sol, ela tráz tantos beneficios e a sensação de bem estar é imediata. Eu sempre incluo pelo menos uma sequência nas minhas práticas, mas nunca havia feito 108 vezes.

Mas antes de contar como foi, vamos lá: Por que fazer 108 Suryas?
108 é um número cheio de significados, principalmente na cultura Hindu. Um japamala, colar usado para meditar, contém 108 contas. O diâmetro do Sol é 108 vezes o diâmetro da Terra e a distância média entre a Lua e a Terra é 108 vezes o diâmetro da Lua. Esses e muitos outros fatos fazem o número 108 ser tão importante.

A prática de 108 Suryas é geralmente feita no início de cada estação para celebrar o novo ciclo, mas também pode ser feita em outras ocasiões de comemoração com o propósito de saudar o Sol.

Apesar de manter a minha prática pessoal diariamente, completar 108 suryas não foi uma tarefa tão fácil assim. É uma prática que exige muito do corpo físico e também do nosso poder de concentração no sankalpa, que é a nossa intenção com aquela prática. Uma prática sem intenção, sem conexão com o nosso corpo e o momento presente, nada mais é do que simples exercício físico.

Ao final dos 108 Suryas, meu corpo estava feliz por relaxar em yoganidra. Apesar de toda a exigência física, meu corpo não estava cansado, mas sim livre de tensões e eu pude sentir a energia fluindo livremente. No dia seguinte eu comecei a sentir alguns pontos de dor nas pernas e nos braços. Apesar de já estar bem familiarizada com a sequência, fazê-la 108 vezes não é pouca coisa não! Mesmo assim a sensação de bem estar continuou comigo por muito tempo e a vontade é de fazer 108 saudações todos os dias!

Pra quem quer experimentar os benefícios da Saudação ao Sol, eu recomendo começar aos poucos. Como em toda a prática de yoga, você deve respeitar os limites do seu corpo e ouvir as mensagens que o seu corpo esta te enviando. Comece com um ciclo por dia e você já vai perceber a energia que a sequência vai trazer para você!

E você, qual é a sua experiência com a Saudação ao Sol? Conta pra mim, vamos conversar :)

assinatura3

 

 

26 anos, aquariana, instrutora de yoga e reikiana. Nasci em Curitiba, mas sou do mundo. Amo os animais, cristais e natureza. Gosto de pintar mandalas e criar artes com papéis. Sou super otimista e acredito que a felicidade é para todos!

Leia também:

4 Comments

  1. Muito interessante o site. Mas minha reclamação são essas dores. Quando sofri uma crise de lombalgia, o médico me falou desse colchão magnético . Quem daqui já ouviu falar? Disseram que ajuda até insonia.

    1. Nunca ouvi falar desse colchão Lina! Tem que tomar muito cuidado pra não ultrapassar os limites do corpo, pode acabar machucando mesmo, quem esta começando tem que ir aos pouquinhos :)

  2. Olá Karen, acabei de ver seu vídeo no youtube ensinando a fazer a saudação ao sol, lá você comentou sobre seu blog e eu vi aqui da uma olhadinha.

    Comecei agora com aulas Yoga e a saudação ao sol é muito boa pra fazer em casa.

    Legal sua experiência, um dia vou fazer tbm!

    (PS: o link lá no youtube do blog “http://www.karen.com.br/a-primeira-ve…” não ta funcionando)

    1. Oii Anderson! Acabei de ver seu comentário lá no canal também rsrs já arrumei os links, obrigada por avisar e que bom que você achou o post aqui :)

      A saudação ao sol é maravilhosa mesmo, é perfeita pra começar uma prática ou pra quando você não tem tempo pra uma prática mais longa :)

      Namaste!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *