A influência das fases da lua na prática de yoga

contraluz de yoga com a lua cheia

A forma como a lua influência a vida das pessoas é um assunto que tem chamado muito a minha atenção nos últimos meses. Depois que eu comecei a estudar sobre as características de cada fase da lua, eu comecei a observar como a forma que eu me sinto em determinadas semanas faz muito sentido com a fase da lua que estamos.

A forma como estamos nos sentindo também reflete na nossa prática de yoga. Às vezes você acorda cheio de energia querendo uma prática mais intensa e às vezes tudo o que você quer é se aquietar, não se mexer muito e ter uma prática mais meditativa.

Já aconteceu de eu ir numa aula de ashtanga yoga por exemplo e senti que definitivamente não conseguia acompanhar a aula, ou outras vezes que fui em uma aula de yin yoga e me senti muito agitada e cheguei a ficar entediada porque tudo o que eu queria fazer era me mexer e usar a minha energia! Em ambos os casos eu me cobrei demais, me perguntando porque eu não conseguia simplesmente deixar fluir durante a aula.

É claro que isso também esta relacionado a uma série de outros fatores, situações que acontecem na nossa vida e até o estilo de yoga ideal para cada dosha, mas isso é assunto para outro post. Hoje quero trazer pra vocês uma pincelada da influência da energia lunar em nossa prática. Mas antes de começar, vamos dar uma olhada nas fases da lua:

Tecnicamente existem 8 fases da lua, mas vamos focar nas 4 principais fases: lua nova, lua crescente, lua cheia e lua minguante.

ilustração fases da lua

Lua nova

Relação com as estações do ano:
Inverno.

Características da lua nova:
É uma fase mais introspectiva e de recolhimento, onde nossa energia esta mais baixa. Nós temos uma tendência a querer dormir mais (eu mesma me sinto muito mais sonolenta nesses dias, com mais preguiça de sair da cama) e não temos muita vontade de sair de casa. Nós podemos nos sentir mais emocionais e nosso humor pode estar um pouco mais instável.

O que fazer durante a lua nova:
Aceite que essa é uma fase mais introspectiva, não se cobre demais, não tente ser mega produtivo e não fale muito. Ouça a sua voz interior, honre o seu corpo, crie momentos de relaxamento, durma bastante e o mais importante: não queira começar coisas novas. Esse é o momento para colocar intenções para o futuro, não para criar. Pense no que você deseja fazer nas próximas semanas e quais são as coisas que você quer fazer quando a sua fase produtiva chegar. Mesmo que você não tenha um diário, esse é um ótimo momento para escrever sobre como você esta se sentindo e sobre seus sonhos, pois dessa escrita podem sair ideias para o futuro. Tire dois ou três dias, um antes do pico da lua nova e outro no dia da lua nova, para fazer absolutamente NADA! Se possível não marque reuniões para esse dia ou eventos onde você tenha que fazer social ou falar com muitas pessoas.

A prática de yoga na lua nova:
Essa fase pede uma prática mais introspectiva e mais lenta, por isso é bacana fazer aulas de yin yoga, yoga restaurativa e meditação. Nessa fase essas práticas vão ser mais poderosas para trazer inspiração e insights.

Lua Crescente

Relação com as estações do ano:
Primavera

Características da lua crescente:
Aqui a nossa energia começa a subir novamente, é como se fosse o nosso renascimento. Nós começamos a nos sentir mais otimistas, criativos e produtivos. Essa é a lua da inovação e da ação! Esse é o momento de começar a plantar as sementes que você planejou durante a lua nova.

O que fazer durante a lua crescente:
Aproveite a sua produtividade para colocar em prática tudo o que precisa ser começado. Um novo projeto, uma nova ideia, esse é o momento de pegar a sua agenda e anotar metas para todos os dias da sua semana e ter certeza de que essas metas serão cumpridas! Se você esta pensando em começar um novo programa fitness, um novo curso ou até um novo hábito, a hora é agora!

A prática de yoga na lua crescente:
Com a nossa energia subindo novamente, esse é o momento de voltar aos poucos para práticas mais ativas, como vinyasa yogaashtanga yoga e power yoga.

Lua cheia

Relação com as estações do ano:
Verão

Características da lua cheia:
Na lua cheia a nossa energia esta no ápice! Esse é o nosso auge e nós geralmente vamos estar nos sentindo cheios de energia, nos sentindo ótimos com nós mesmos, alegres, cheios de carisma, a felicidade esta em alta e estamos nos sentindo mais sexy também. A lua cheia traz uma energia de celebrar e socializar.

O que fazer durante a lua cheia:
Comemore! A lua cheia é a colheita e traz uma energia de celebrar e socializar, então olhe para trás e veja quantas metas você conquistou, tudo o que você colheu nos últimos dias ou nas últimas semanas e comemore! Saia de casa, saia com seus amigos, saia para conhecer pessoas novas, aproveite essa energia super elevada! É bacana também sair à noite para simplesmente admirar a lua cheia e receber diretamente a energia da luz transmitida por ela.

A prática de yoga na lua cheia:
Com a nossa energia no auge, ainda seguimos com práticas que requerem um pouco mais do nosso corpo como vinyasa yogaashtanga yoga e power yoga. Como a lua cheia também é uma lua de sensualidade, uma ótima opção é fazer uma aula de yoga dance.

Lua minguante

Relação com as estações do ano:
Outono

Características da lua minguante:
Depois de chegar no auge da nossa energia, é hora de completar o ciclo e começar a diminuir o ritmo. Com a diminuição de energia logo após o pico, a lua minguante pode trazer muitos momentos de frustrações, onde você vai querer jogar tudo pro alto. É um momento onde nós sentimos tudo muito intensamente e por isso estamos mais inclinados a ficar irritados e a arranjar briguinhas. É importante permitir-se sentir isso, saber que esse é o seu momento e não querer fingir um papel que você não é só para agradar os outros. Se alguma área da sua vida precisa de mudanças, a hora de mudar é agora. Fale. Se expresse. Não guarde coisas só para manter a “sua imagem”.

O que fazer durante a lua minguante:
Essa é a hora de ajeitar a sua vida para que um novo ciclo comece. Termine coisas que você andou enrolando até agora pra fazer, faça limpezas, limpe sua casa, limpe seu armário, a hora agora é de se desfazer de coisas que não cabem mais na sua vida, sejam materiais ou emocionais.

A prática de yoga na lua minguante:
Com essa fase de limpeza, foque em práticas que tenham muitos pranayamas, que são os exercícios respiratórios, além de bandhas e kriyas. Isso vai te ajudar a passar por esse momento de transição que pode parecer um pouco turbulento, mas que faz parte do ciclo. No nosso canal do youtube tem uma playlist inteira ensinando vários pranayamas.

menina fazendo yoga na grama

A importância de respeitar todas as fases da lua

Quero ressaltar a importância de respeitar cada uma dessas fases, pois todas elas estão conectadas e uma depende da outra. Por exemplo, se você deixar suas tarefas se acumularem na lua minguante e não terminar as coisas que você começou na lua crescente, permitindo-se concluir o ciclo, quando chegar na lua nova você vai estar tão atarefado que não vai conseguir fazer a pausa necessária. E se você não honrar o seu corpo na lua nova, permitindo que ele descanse e restaure, quando chegar a lua crescente pode ser que você não esteja tão criativo e produtivo quanto estaria se tivesse tido essa pausa. Tudo esta conectado :)

Os dias de lua, ou moon days, do ashtanga yoga

Ainda tem um outro detalhe sobre a prática de yoga e a lua que é muito levado a sério por praticantes de ashtanga yoga. Apesar de eu não praticar ashtanga, eu gosto de seguir esse ensinamento porque pra mim faz todo o sentido. É o que chamamos de dias de lua, ou moon days. Os moon days são as 24 horas que antecedem o pico da lua nova e o pico da lua cheia.

Toda a natureza é também influenciada pelas fases da lua, e podemos ver isso nitidamente nas marés por exemplo. O nosso corpo é composto por mais de 70% de água e por isso é afetado por essa influência também. Na lua nova as nossas articulações estão mais “secas”, mais rígidas e na lua cheia é ao contrário, elas estão mais lubrificadas. Ambos os casos deixam o nosso corpo mais propício a se machucar e é por isso que evitamos a pratica de asanas, ou posturas, nos dias de lua.

Caso queira ver uma explicação super bacana de como funciona essa influência da lua, o Vinícius do Longevidade.yoga fez um vídeo bem legal falando sobre o assunto:

Eu sinto os moon days claramente no meu corpo. Sempre que é um dia de lua eu sinto meus joelhos mais sensíveis, às vezes até doloridos, e por isso eu não faço a minha prática pessoal nesses dias. Porém, dando aula em vários lugares diferentes eu nem sempre posso escolher não dar aula. Por isso nesses dias eu dou uma prática muito mais leve, tentando diminuir ao máximo o risco dos alunos se machucarem e sempre relembro da importância de redobrar os cuidados nesses dias.

E como saber quando são os moon days e todas as fases da lua? Eu uso um app para acompanhar as fases da lua muito bom chamado The Moon. Nele você pode ir em configurações, colocar o fuso horário da cidade que você esta e ter exatamente os horários de pico de lua cheia e lua nova, além de acompanhar as mudanças de fase no calendário :)

E pra finalizar esse post eu quero te convidar a observar como você esta se sentindo e começar a perceber essa relação com as fases da lua. Quando eu comecei a fazer essa ligação eu iniciei um processo de autoconhecimento que foi muito lindo e isso me permitiu “prever” um pouco do meu futuro, sabendo como eu estaria me sentindo nas semanas seguintes. Isso me ajudou muito na organização das minhas tarefas, na minha produtividade e também em saber quando era a hora de ouvir o meu corpo e descansar.

Se você já notou a influência da lua no seu dia-a-dia deixa aqui nos comentários e vamos conversar :)

26 anos, aquariana, instrutora de yoga e reikiana. Nasci em Curitiba, mas sou do mundo. Amo os animais, cristais e natureza. Gosto de pintar mandalas e criar artes com papéis. Sou super otimista e acredito que a felicidade é para todos!

Leia também:

2 Comments

  1. Adorei o post Ka! Quero mais post assim, signos e yoga, chakras e todo esse universo de aprendizado com relação ao yoga! Beijo grande 😘

    1. Que bom que gostou amiga! Vou fazer mais sim, pode deixar! E sabe que eu nunca esqueci do que você me falou das aulas curtinhas? Eu até já programei aqui, vou fazer 21 dias de aulas de 21 minutos, até já listei quais vão ser as aulas! Mas nessa correria de mudar pra casa nova e agora ainda estou de repouso sem poder fazer yoga, mas assim que eu me recuperar vou começar a gravar! Só queria dizer que não esqueci do que você me falou <3 Beijinhos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *