7 motivos para usar óleo essencial de Tea Tree

óleo essencial com plantas

Desde que viemos para a Austrália eu comecei a ver em vários lugares produtos feitos com Tea Tree, mas nunca tinha ouvido falar sobre isso antes. Depois de um tempo eu fui descobrir que o Tea Tree vem de uma planta chamada Melaleuca, uma árvore nativa da Austrália. As folhas da melaleuca tem sido usadas pelos aborígenes a centenas de anos para curar machucados, queimaduras, problemas de pele e muitas outras coisas. Esse é um óleo muito versátil e muito usado na aromaterapia, por isso eu resolvi compartilhar com vocês algumas das utilidades do óleo essencial de Tea Tree, também conhecido como óleo de melaleuca.

Lembrando que é importante que você use o óleo essencial puro, que seja 100% natural. Por ser um óleo muito forte também é recomendado que antes você faça um teste na sua pele para ter certeza que não vai causar nenhuma reação alérgica. Para isso, é só você misturar uma colher de chá de qualquer outro óleo vegetal (óleo de côco, de amêndoa, semente de uva ou até azeite de oliva) com 1 gota de óleo essencial de tea tree. Passe essa mistura no seu braço e espere pelo menos 2 horas para ver se não vai dar coceira ou vermelhidão. Mais uma observação: esse óleo também é contra indicado nos 3 primeiros meses de gravidez.

1. Com o desodorante caseiro e para diminuir o suor

Eu fiz um vídeo pro nosso canal ensinando como fazer desodorante caseiro e nele eu falo que você pode por algumas gotas de óleo essencial pra dar um cheirinho bom, mas o que eu ainda não sabia naquela época é que o óleo de tea tree é uma excelente opção pra essa receita. Por ter uma ação anti bacteriana, esse óleo, assim como o bicarbonato de sódio, vai ajudar a matar as bactéria que causam o mau cheiro.

Aprenda como fazer desodorante caseiro:

Além disso, o óleo de tea tree também é bom para controlar o suor. Se você tem sudorese, ou seja, suor excessivo nas mãos, nos pés, nas costas, esse óleo também pode ajudar a controlar o suor. Em uma garrafa de vidro escuro, coloque 100ml de água e 25 gotas de óleo de tea tree. Passe essa mistura depois do banho, antes de dormir, na região que quiser diminuir o suor (é ideal que seja à noite para evitar a exposição prolongada ao sol).

2. Nos cabelos: contra caspa, queda de cabelo e feridas

O óleo essencial de tea tree é muito bom para caspa, queda de cabelo e também para controlar a oleosidade do couro cabeludo. Você pode por o óleo direto dentro do seu frasco de shampoo, na seguinte proporção: 8 gotas de óleo essencial para 100ml de shampoo. Minha experiência: eu estava com algumas feridas no couro cabeludo e comecei a usar shampoo e condicionador feitos com o tea tree e depois de uma semana de uso as feridas diminuíram consideravelmente, até desaparecerem completamente após algumas semanas :)

3. Problemas de pele e machucados

O tea tree pode ser usado para tratar feridas, alergias, irritação, picadas de inseto, micose, frieira, assaduras em geral, queimadura do sol, arranhões, acne, verrugas, queimaduras, etc. Aplique 2 gotinhas na área afetada.

4. Pós barba e pós depilatório

Para aliviar ou evitar a irritação na pele, use 3 gotas de óleo essencial misturadas em 1 colher de sopa de óleo vegetal.

5. Limpeza da casa

O óleo essencial de tea tree também tem uma ação desinfetante e pode ser usado na limpeza do chão, da cozinha ou do banheiro. Para limpar o chão por exemplo, você pode misturar um pouco de água morna, vinagre de maçã e algumas gotinhas do óleo de tea tree. Você também pode fazer uma mistura para limpar a cozinha e o banheiro misturando 100ml de água, um pouquinho de vinagre de maçã e umas 4 gotinhas do óleo essencial. Além de matar as bactérias em um aspecto energético vai renovar e purificar o ambiente!

6. Problemas bucais

O óleo essencial de tea tree também pode ser usado para curar aftas ou gengivite. Faça bochecho de 3 gotinhas diluídas em 1 xícara de água. Também pode ser usado para tratar herpes, aplicando duas ou três gotinhas na área afetada. Para dor de dente, basta aplicar 1 gota no local.

7. Problemas respiratórios

O óleo de melaleuca também tem ação expectorante e anti infecciosa, podendo ser usado para tosses e resfriados, além de estimular o sistema imunológico através das vias respiratórias e aliviando rinite, sinusite, bronquite, asma, garganta inflamada, dor de garganta e catarro. Faça gargarejo de 3 gotas diluídas em 1 xícara de água morna, ou faça a inalação de 2 gotinhas friccionadas na palma da mão.

Além de todas essas aplicações, o óleo de tea tree pode ser usado para varizes, dores musculares, pêlo encravado, dor de ouvido, unha encravada, imunidade baixa, candidíase, frieiras, assaduras de bebês e muitos outros usos. É ou não é um óleo super versátil para se ter em casa e usar em praticamente qualquer situação?

No começo da nossa viagem tivemos a oportunidade de conhecer a Thursday Plantation, uma das pioneiras em óleo essencial na Austrália e nesse vídeo eu conto um pouquinho mais sobre o tea tree, ou melaleuca:

 

Se você conhece algum outro uso para o óleo essencial de Tea Tree, deixa aqui nos comentários :)

 

26 anos, aquariana, instrutora de yoga e reikiana. Nasci em Curitiba, mas sou do mundo. Amo os animais, cristais e natureza. Gosto de pintar mandalas e criar artes com papéis. Sou super otimista e acredito que a felicidade é para todos!

Leia também:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *