7 formas de limpar os seus cristais e 2 para tomar cuidado

Muitas pessoas usam cristais para decorar a casa ou em forma de colares e anéis sem saber do grande poder energético que eles tem. Cada cristal tem uma função e pode ser usado para diferentes fins, seja como terapia ou para equilibrar a energia de uma casa. Com o tempo eles vão absorvendo a energia do local ou de outras pessoas, o que não significa necessariamente que seja uma má energia, apenas é legal manter eles equilibrados para que eles possam continuar cumprindo com a sua função. Por exemplo, se você usa os cristais de forma terapêutica, é essencial que eles sejam limpos e energizados entre uma pessoa e outra.

Existem inúmeras maneiras de se limpar os seus cristais e 90% delas é feita mais com a sua intenção do que o ato de limpar propriamente dito. Aqui vão algumas opções de como você pode fazer isso:

1. Água Corrente
Esse é um método muito simples e pode ser feito sem problemas na torneira da sua casa. Segure os seus cristais em baixo da água corrente, visualizando a água levando embora todas as impurezas que ficaram no cristal. Esse tipo de limpeza não deve ser feita em selenita e cristais brutos.

2. Com Selenita
A Selenita é um cristal poderosíssimo que, entre muitas outras utilidades, é uma das melhores formas de limpar outros cristais. Para esse método você vai precisar também de um cristal de quartzo branco para servir de catalizador que vai distribuir a energia da Selenita para os outros cristais. Essa técnica além de limpar também energiza. Monte os cristais conforme a ilustração abaixo e deixe por no mínimo 24 horas:
limpeza-com-selenita
3. Com geodos
Essa é uma forma muito simples de limpar e energizar os cristais. Apenas coloque os seus cristais em cima ou dentro de um geodo e o próprio cristal vai limpar os outros.

4. Com som
Os sons tem uma vibração poderosíssima e essa é outra maneira de limpar e energizar os cristais. Pode ser usado com sino tibetado, colocando os cristais dentro do bowl e tocando o sino. Também pode ser feito com mantras.

5. Com incenso
Escolha um incenso de qualidade para fazer a defumação e limpar os seus cristais. Existem muitos incensos de baixa qualidade no mercado, então caso escolha essa maneira de limpeza, procure por incensos de sândalo, como por exemplo o Nag Champa. Acenda o incenso e deixe que a fumaça envolva o cristal fazendo a purificação.

6. Com Reiki
Se você é reikiano, uma maneira muito simples de limpeza é simplesmente aplicando Reiki nos cristais.

7. Com a natureza
Existem algumas maneiras de limpar os cristais na natureza. Aqui vão algumas opções:
– Coloque os cristais em volta de uma árvore e peça para a árvore limpar os seus cristais. Deixe por 24 horas.
– Enterre os cristais em um lugar aberto a mais ou menos 10cm. Regue esse local com água e deixe por 24 horas. Depois lave-os em água corrente. Essa opção não é recomendada para selenita, malaquita, pirita, crisocola e calcita.
– Água corrente. Pode ser em um rio, mar ou cachoeira. Apenas lave os cristais nessa água corrente por mais ou menos 10 segundos. Porém, tome muito cuidado utilizando essa técnica pois os cristais podem querer voltar para a natureza e facilmente escorregar da sua mão (já aconteceu comigo :( ).

Alguns cuidados:
1. Água e Sal
Muitas pessoas gostam de limpar seus cristais com água e sal, porém essa não é a forma mais recomendada pois muitos cristais, como por exemplo a malaquita, são mais sensíveis e não reagem bem à solução de água com sal, podendo começar a se desintegrar.

2. Sol e Lua
O sol e a lua são poderosíssimos para energizar os nossos cristais, porém devemos ser cuidadosos. Alguns cristais gostam mais de sol enquanto outros gostam mais de lua. A ametista por exemplo não deve ficar muito tempo exposta ao sol, pois com o tempo ela pode perder a sua cor até ficar totalmente transparente. Piritas, Hematitas e Turmalinas também não devem tomar sol. No caso do banho de lua, evite deixar a pedra da lua, pedra do sol, pedra da estrela e aqua aura.

E agora, qual método eu devo escolher?
Use a sua intuição. Converse com os seus cristais (agora vão me chamar de louca, mas é verdade!) e eles vão te dizer qual é a melhor maneira. Ouça o seu coração. Cada cristal é diferente e cada momento é diferente. Você pode variar as técnicas e escolher qual é a mais adequada pra você. Cuide dos seus cristais com carinho, pois eles também estão cuidando de você. Na hora de fazer a limpeza dedique um momento só para isso, não tenha pressa, realmente conecte-se com os seus cristais. Eu pessoalmente gosto de fazer a limpeza depois de uma meditação ou uma prática de yoga, quando sinto que posso me dedicar a esse momento de uma maneira mais profunda.

Se você já usou alguma dessas técnicas ou conhece alguma outra, conta pra mim! Vamos compartilhar experiências :)

Ilustração: Ana Victoriana

assinatura3

 

26 anos, aquariana, instrutora de yoga e reikiana. Nasci em Curitiba, mas sou do mundo. Amo os animais, cristais e natureza. Gosto de pintar mandalas e criar artes com papéis. Sou super otimista e acredito que a felicidade é para todos!

Leia também:

2 Comments

  1. Olá,Karen. Td bm? Gostei muito do teu texto, porém fiquei com uma dúvida. Por que vc diz para não limpar cristais brutos e selenitas em água corrente.

    Abraços e que tua vida flua amorosamente!!!

    1. Oii João Marcos, tudo ótimo e você? :)
      Então, a selenita é solúvel em água, podendo se desintegrar aos poucos em contato com a água, assim como outros cristais mais brutos como a calcita, a halita, a rosa do deserto…Espero ter ajudado :)

      Abraços, tudo de bom!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *