5 dicas de meditação para quem nunca meditou

Quando ouvem a palavra “meditação”, algumas pessoas até se arrepiam. Pensam “meditação é muito difícil, eu não consigo ficar parado por horas” ou “meditação é coisa de monge” ou “meditação é coisa de gente calma, eu sou muito agitado”. Esses e muitos outros mitos sobre a meditação eu já ouvi por aí de alunos e amigos. Mas a verdade é que meditar é mais simples do que muita gente pensa. E não, você não precisa ficar parado por horas para meditar! Você sabia que pode meditar por apenas 1 minuto? 

Você já deve estar cansado de ouvir que meditação reduz stress, depressão, ansiedade, que aumenta a felicidade e a sua capacidade de memória e blá blá blá. “Mas eu nunca meditei antes, não sei nem por onde começar!” Calma, vamos lá, essas 5 dicas vão te ajudar a meditar pela primeira vez! YAY!

1. Primeiro de tudo, encontre um lugar tranquilo

Não me vá querer tentar meditar durante o intervalo da novela enquanto seus 3 filhos estão correndo à sua volta em estado de total loucura. Procure um cantinho silencioso onde ninguém vai te incomodar e coloque o celular no mudo.

2. Esteja confortável

Primeiro, vista roupas confortáveis. Segundo, encontre uma posição confortável e aqui vão algumas dicas: você não precisa necessariamente estar sentado com as pernas cruzadas. O importante é que a sua coluna esteja alinhada. Então você pode sentar em uma almofada ou em uma cadeira, ou sentar no chão com as costas apoiadas na parede e as pernas estendidas. Nenhuma posição sentada parece confortável pra você? Então deita. Mas evite deitar na cama, ou você vai acabar dormindo. Deite com as pernas flexionadas, um joelho apoiado no outro e as mãos descansando em cima da barriga.

3. Feche os olhos e respire

Traga toda a sua atenção para a respiração. Perceba o ar entrando e saindo pelo seu nariz. Tente identificar o caminho que ele faz dentro do seu corpo. Você precisa dar uma atividade para a sua mente para mantê-la ocupada, então comece a contar a sua respiração. Inspira em 3 segundos, segura o ar em 3 segundos, expira em 3 segundos, segura sem ar por 3 segundos e começa de novo. A quantidade de tempo quem vai determinar é você, encontre um ritmo onde você sinta-se confortável :)

4. Não se fruste com seus pensamentos

Eles VÃO aparecer. Não tente impedir que isso aconteça, pois é natural que os pensamentos venham. Apenas tente não se prender à eles. Quando se pegar pensando em alguma coisa, apenas volte a contar a sua respiração.

4. Não crie expectativas

Não espere ter uma super visualização ou que algo super fantástico aconteça na primeira tentativa. Apenas curta o momento, apenas sinta a sua respiração e aproveite esse tempo com você mesmo. Tente pela primeira vez por 5 minutos. Você não precisa ficar longas horas tentando meditar. Comece pequeno.

5. Estabeleça uma rotina

Manter uma frequência na sua prática de meditação vai te ajudar a sentir-se mais confortável. Os melhores horários para meditar são de manhã, logo que acordar, e à noite antes de dormir. Mas você também pode meditar em outros horários. Já pensou em dedicar 5 minutinhos do seu horário do almoço para estar consigo mesmo?

E se você quiser experimentar a meditação de 1 minuto, aqui tem um vídeo bem legal explicando sobre:

Ou se quiser fazer uma meditação guiada comigo, eu gravei esse vídeo ensinando a meditação da árvore da vida, que é muito linda:

assinatura2

26 anos, aquariana, instrutora de yoga e reikiana. Nasci em Curitiba, mas sou do mundo. Amo os animais, cristais e natureza. Gosto de pintar mandalas e criar artes com papéis. Sou super otimista e acredito que a felicidade é para todos!

Leia também:

1 Comment

  1. Ola Karen,
    De Lisboa lhe envio “cestinha” com flores, alegria e mt energia!!!
    Nossos caminhosHOJE se cruzaram, e estou feliz!!!!
    Grata pela sensacao de bem estar que sinto 🙏🙏
    Vou acompanhar…..
    Feliz dia “pra voce” 🌀☀️🍀

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *