4 dicas e 2 mitos sobre o Cachorro olhando para baixo

O Adho Mukha Svanasana, ou cachorro olhando para baixo, é um asana que eu gosto bastante e os benefícios dele são vários. É considerado uma postura de descanso em uma sequência mais dinâmica (como por exemplo surya namaskar) e segundo o Ayurveda ajuda a equilibrar os 5 elementos e os 7 chakras. Mas antes de falar sobre como fazer a postura, vamos entender melhor algumas coisas sobre esse asana tão famoso:

Significado do nome em sânscrito:

Adho: para baixo
Mukha: rosto
Svana: cachorro

Alguns benefícios:

  1. Tranquiliza o sistema nervoso
  2. Pode aliviar dor de cabeça em alguns casos
  3. Ameniza tensões no pescoço
  4. Combate insônia
  5. Combate a depressão
  6. Traz disposição
  7. Rejuvenesce
  8. Fortalece pernas e braços
  9. Alonga a coluna
  10. Alivia sintomas de menopausa
  11. Ajuda a prevenir osteoporose
  12. Melhora a digestão
  13. Terapêutico para dor no nervo ciático

Certo ou Errado?

Existem alguns detalhes para se prestar atenção na hora de fazer o cachorro olhando para baixo:

cachorro-olhando-para-baixo-adho-mukha-svanasana-certo

cachorro-olhando-para-baixo-adho-mukha-svanasana-errado

Dicas:

  1. Na hora da postura, eu gosto de pensar na seguinte analogia: ao elevar os seus quadris, imagine que você é um marionete e existe um fiozinho puxando os seus quadris para cima, ao mesmo tempo em que suas mãos empurram o chão.
  2. Relaxe o seu pescoço. Agora que você já sabe como fazer a postura, não precisa ficar olhando para frente para ver o professor. Relaxe e aproveite o momento! Quando for hora de passar para a próxima postura, seu professor vai dizer :)
  3. Não sabe que distância manter entre suas mãos e seus pés? Alinhe as mãos com os ombros e os pés com os quadris.
  4. Essa é minha dica preferida e é importantíssima para quem sente dor nos punhos. Use a ilustração abaixo para entender onde ficam os pontos de apoio nas suas mãos. Essa dica vale para todas as posturas que precisam do apoio das mãos.

Processed with VSCOcam with f2 preset

Mitos:

  1. “Você precisa manter suas pernas estendidas”: MITO! Se for mais confortável para você, não pense duas vezes antes de flexionar levemente os seus joelhos para aliviar a tensão na lombar. Não há problema nenhum em adaptar a postura para o seu corpo, cada pessoa é diferente e o importante é sentir-se bem durante a prática.
  2. “Seus calcanhares precisam tocar o chão”: MITO! Eu sei que alguns professores gostam de puxar as pernas dos alunos para forçá-los a tocar o chão (já aconteceu comigo!), mas eu não concordo e não faço isso nas minhas aulas. Você precisa respeitar os limites do seu corpo e um dia naturalmente seus calcanhares vão chegar no chão, sem dor e sem sofrimento :)

cachorro-olhando-para-baixo-adho-mukha-svanasana-variacao

assinatura2

26 anos, aquariana, instrutora de yoga e reikiana. Nasci em Curitiba, mas sou do mundo. Amo os animais, cristais e natureza. Gosto de pintar mandalas e criar artes com papéis. Sou super otimista e acredito que a felicidade é para todos!

Leia também:

2 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *