10 motivos porque decidimos morar na Austrália

Quando começamos a contar para os nossos amigos e família que decidimos ir morar do outro lado do mundo, a primeira pergunta que as pessoas fizeram foi: Mas por que vocês estão indo embora? E a segunda pergunta foi: Por que tão longe, na Austrália?

Um breve resumo do nosso 2014
A vontade de morar fora é uma ideia que já nos acompanhava a algum tempo. Em janeiro de 2014 nós decidimos ir morar juntos e nos organizar no decorrer do ano para em janeiro de 2015, um ano depois, conseguir tornar esse sonho possível.

Nossa primeira opção era Portugal. Como eu tenho cidadania portuguesa, essa seria a nossa porta de entrada para começar. Conversando muito sobre o assunto e estudando nossas possibilidades, decidimos que deixaríamos Portugal para outra oportunidade.

No decorrer do ano fomos ficando cada vez mais frustados com os nossos trabalhos e isso nos fez ter cada vez mais certeza de que deveríamos mudar. Não sabíamos exatamente o que mudar, mas sabíamos que não podíamos ficar parados.

Nós passamos vários meses completamente perdidos e tendo ideias loucas! Vários planos mirabolantes de viagens, mas nenhum deles parecia ser o ideal para aquele momento. Até que em uma feira de intercâmbio aqui em Curitiba nós começamos a ampliar nossos horizontes. Depois de muita pesquisa e muita conversa com o pessoal das agências, nós  listamos 10 motivos porque escolhemos morar na Austrália:

1. Qualidade de vida
A Austrália esta em 2º lugar na lista divulgada pela ONU em 2014 dos países com melhor qualidade de vida, perdendo apenas para Noruega. Nossa segunda opção era Canadá, que esta em 8º lugar. Na Austrália o índice de violência é baixo, as cidades tem boa infra-estrutura para ciclistas e o comércio costuma fechar cedo para que as pessoas possam ter mais tempo para ficar com a família.

shutterstock_129562928 (Large)

2. Melhorar o nosso inglês
Já que vamos ter uma experiência fora, vamos aproveitar e aprender inglês de verdade. Com essa decisão já cortamos a nossa opção de ir morar em Portugal. A Austrália é conhecida pela sua elevada qualidade de sistema de ensino. Das 100 melhores universidades do mundo, 7 são australianas. Além disso, 5 cidades estão entre as 30 melhores do mundo para estudantes. Nesse ranking os fatores considerados são diversificação de alunos, custos financeiramente viáveis, qualidade de vida e atividade dos empregadores, entre outros.

3. O sotaque “mais difícil de entender” do mundo
Os australianos são conhecidos por ter um sotaque bastante carregado. Nós mesmos já conhecemos alguns e posso dizer que tivemos que fazer um certo esforço para entende-los. O que muitos acham ser um lado negativo, nós vemos como um ponto positivo: se aprendermos a falar inglês com os australianos e conseguir entendê-los, vamos entender qualquer inglês em qualquer lugar do mundo!

Aus_Flag (Large)

4. População multicultural
A Austrália é conhecida por ser muito receptiva a estrangeiros. Isso é um atrativo para pessoas do mundo inteiro quererem ir para lá. Europeus e asiáticos estão em peso na terra dos cangurus e isso reflete também na culinária do país, que é bastante diversificada.

eeemulticultural thumbs up (Large)

5. Visto de estudante com permissão para trabalhar
Esse foi o fator decisivo quando escolhemos a Austrália ao invés do Canadá. Com o visto de estudante temos permissão para trabalhar 40 horas quinzenais enquanto estivermos em aulas e full time enquanto estivermos de férias. Nem preciso falar que isso é uma mão na roda né?

6. Visto de dependente
Isso é uma outra facilidade que encontramos lá. Como nós somos casados, um de nós pode solicitar o visto de dependente do outro. Isso significa que quando formos renovar o visto, um pode comprar um curso e o outro ficar apenas como dependente, vivendo legalizado e com os mesmos direitos de trabalho. Custos cortados pela metade.

shutterstock_184034900 (Large)

7. Sol, calor, praia e alegria
Nós estamos cansados de viver com dias cinzas e chuvosos. Nós amamos o mar. Não faria o menor sentido sair de Curitiba pra ir viver em Londres ou Dublin. Gold Coast, a cidade que vamos morar, tem 300 dias de sol por ano! Não poderia ser mais perfeito.

shutterstock_137534558 (Large)

8. Natureza para todos os gostos
Tem praia, tem deserto, tem montanhas…para nós, que somos amantes da natureza, a Austrália é um prato cheio para os nossos olhos e nossos corações. A vida selvagem também é bastante diversificada e exótica. Alguns animais só existem lá, como o canguru e o koala. Inclusive o governo australiano é super protetor com relação a sua fauna e flora, o que é muito legal. Lá é muito comum encontrar aranhas e cobras na cidade, mas as pessoas são orientadas a não matar esse animais. Existem um número de emergência para resgata-los e leva-los de volta ao seu habitat natural.

shutterstock_110369312 (Large)

9. Possibilidade de viajar para outros lugares muito lindos, pagando pouco
A Austrália esta pertinho da Ásia e viajar para lá é muito, mas muuuuuito barato! Laos, Vietnam, Tailândia, Camboja, Indonésia…não sei se estou mais empolgada para viver na Austrália ou para conhecer esses países nas nossas férias!

10. Viajar pela própria Austrália
Lá os próprios australianos tem como costume alugar um motorhome e sair viajando. O país é muito bem estruturado com campings para receber quem faz esse tipo de viagem e alugar um carro pode ser relativamente barato. É claro que isso também já esta nos nossos planos!

shutterstock_172577468 (Large)

Tendo dito nossos motivos por escolher a Austrália como nosso novo lar, convidamos vocês leitores a nos acompanhar nessa aventura e ver de perto como é viver do outro lado do mundo!

Informações retiradas de Australian Centre , Yes Australia, Exame
Fotos: banco de imagens

26 anos, aquariana, instrutora de yoga e reikiana. Nasci em Curitiba, mas sou do mundo. Amo os animais, cristais e natureza. Gosto de pintar mandalas e criar artes com papéis. Sou super otimista e acredito que a felicidade é para todos!

Leia também:

2 Comments

    1. Obrigada pela dica Patrícia! Acabamos descartando Portugal por enquanto porque queríamos melhorar o nosso inglês, mas um dia com certeza iremos para lá :)

      Beijo!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *